Páginas

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Carta de uma mulher... como tantas...

... mas certamente quando você terminar de ler essa missiva suas idéias ao meu respeito serao ainda mais condizentes com o que você disse outro dia. Que sou louca, insana, e que gosto de criar situaçoes que me deixem em depressao. Talvez você tenha razao, acho que você tem razao. Minha relaçao com vc me faz cotidianamente refletir sobre minha vida e sobre o meu comportamento... busco em minha consciência respostas que quase nunca encontro... coisas de pessoas esquizofrênicas. .


Sabe, acho que nunca estarei satisfeita com nada, sempre me faltará algo e por isso talvez nunca consiga conhecer a satisfaçao verdadeira, plena de ser alguém ou alguma coisa...


Hoje consigo entender seus momentos de melancolia, porque nos fundo também sou assim, uma inconstante, uma ansiosa desenfreada... e por isso te compreendo, te ouço e procuro sempre abrir meu coraçao para seus momentos de “nao sei o que fazer da minha vida”. Faço com vc o que gostaria que fizessem comigo. Bem, mas com todos os meus defeitos (os reconheço tranquilamente) sei o quanto sou boa pessoa, bom ser humano, boa filha, boa amiga... digamos “uma pessoa legal” simplificando a definiçao. E sei que mereço muito mais do que você pode me dar como pessoa, como amigo e como homem. Você está me fazendo mal quando eu só te faço bem. Nao é uma troca justa e chega ao ponto de me fazer sentir dor – nao gosto de sentir dor, nao sou adepta do masoquismo. Mais uma vez vc deve pensar que sou insana. Sim, sou louca mesmo. Infelizmente sou assim. E por mais que eu tente nao consigo mudar e me acostumar com esse meu jeito.


Mas me incomoda o fato de você nao se dedicar a mim quando está comigo... o fato de ser insaciável, questionadora me faz encontrar respostas para minhas perguntas que as vezes podem parecer loucas, as vezes sao loucas mesmo. Mas minhas conclusoes me matam lentamente, quando penso que você nao é gentil, delicado, que nao cuida de mim o quanto cuido de você... essas trocas nao parecem justas.

 

O único cristao que o mundo conheceu de verdade foi o próprio Cristo, há mais de 2 mil anos e depois só tivemos um outro que se aproximou dele: Sao Francisco, aquele de Assis. Entao, sem essa de “faça sem querer receber nada em troca”. Na teoria de Madre Teresa de Calcutá seria assim, mas nao sou santa e estou longe da perfeiçao espiritual.


Entenda que nao quero que vá de contra a sua natureza, mas as vezes nossa relaçao me parece promíscua, como se estivessemos fazendo algo de errado e as vezes penso que estamos. Nossos caminhos se cruzaram de forma louca e me questiono sempre com uma série de “porquês”. Nao me lembro exatamente como as coisas foram acontecendo, mas a velocidade dos acontecimentos as vezes me assusta. E ficar nessa confusao me deixa infeliz... estou em um momento de reflexao profunda sobre a minha vida – passei por uma fase de revisao e agora estou na fase de refazimento. Tudo isso que escrevo é somente para te pedir uma única coisa: se afaste de mim como homem, meu lado mulher nao se sente bem nessa relaçao prosmiscua que insistimos em ter. Nao faz bem a mim e nem a vc. Nao é o do meu perfil alimentar uma relaçao assim. Me sinto perdida, parece que nao sou eu... é uma sensaçao deplorável. Nao somos animais, podemos sim conter nossos desejos... é o que penso.


Preciso diminuir a intensidade das coisas. Meus sentimentos por vc sao muito confusos e preciso esclarecer as coisas na minha cabeça e no meu coraçao. Preciso freiar meus ciúmes por exemplo, minhas cobraças... ou seja, assumir uma outra postura diante definida. É como se minha cabeça falasse uma coisa e o meu coraçao e o meu corpo outra. Além do mais vejo que somos muito diferentes, temos estilos de vida diferentes... acredito que nunca daria certo de qualquer forma, espero nao estar sendo fatalista.

 

Nao sei se falei tudo, mas sei que escrevi bastante... no final a gente nunca fala tudo, sempre existe alguma coisa a dizer sobretudo para aqueles que julgamos especiais.

 

CARTA DE UMA MULHER... QUE PARECE COM MUITAS... AS MESMAS AFLIÇOES QUE ULTRAPASSAM E RESISTEM ÁS GERAÇOES. COMO SEMPRE ME INSPIRA CHICO. Chico é sempre Chico:


Todo o Sentimento
Chico Buarque
Composição: Chico Buarque e C. Bastos

 


Preciso não dormir
Até se consumar
O tempo da gente.
Preciso conduzir
Um tempo de te amar,
Te amando devagar e urgentemente.

Pretendo descobrir
No último momento
Um tempo que refaz o que desfez,
Que recolhe todo sentimento
E bota no corpo uma outra vez.

Prometo te querer
Até o amor cair
Doente, doente...
Prefiro, então, partir
A tempo de poder
A gente se desvencilhar da gente.

Depois de te perder,
Te encontro, com certeza,
Talvez num tempo da delicadeza,
Onde não diremos nada;
Nada aconteceu.
Apenas seguirei

Como encantado ao lado teu.

*Ilustraçao: Mulher com cartas a jogar esperanças - Joao do Carmo   

 

4 comentários:

  1. Garota inspirada, bom post.
    Seu blog é muito interessante Tati. Grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. ... mas acredito sinceramente que interessante mesmo é sua visao sobre meus posts... beijao Léo. Daqui a pouco vou degustar o Momento Chocolate. Tem sido a melhor hora da minha rotina.

    ResponderExcluir
  3. Não sei se o que você escreveu realmente viveu mas eu vivi exatamente o que escreveu!!
    Exatamente o que gostaria de ter dito a uma determinada pessoa
    Cheio de vida, real, visceral!!!
    Parabéns pelo texto... GRANDE abraço! Clarissa

    ResponderExcluir
  4. ...é muito bom compartilhar esses momentos tao particulares de nossa natureza em comum. Obrigada pelo comentário Clarissa. Somos cheias de alma... e é esse o grande "Q" da questao. Em breve estarei postando outra... depois leia. Estou na escrita final. Um grande beijo!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Sua participação é muito importante.